Implantes de quadris feitos em impressora 3D prometem maior desempenho

Implantes de quadris feitos em impressora 3D prometem maior desempenho<
06/12/2016

Implantes de quadris feitos em impressora 3D prometem mais durabilidade, menos dor e estimular o osso real a se regenerar.

Muitas pessoas, por diversos motivos, precisam de implantes ósseos. É uma cirurgia delicada, e o implante é muito rígido, causando dor e desgastando o osso natural ao qual está preso. Isso faz com que, depois de certo tempo, a pessoa precise fazer a cirurgia novamente para colocar um novo implante, só que dessa vez é uma cirurgia ainda mais delicada, já que o implante rígido desgastou o osso saudável que havia ali e sobra pouco osso saudável ao qual se prender. Isso é um problema, principalmente porque a expectativa de vida está cada vez maior, então quantas vezes uma pessoa com implante precisará renovar esse implante? Como pessoas idosas conseguirão passar por uma cirurgia como essa?

Parece que a impressão 3D veio resolver a maioria desses problemas! Estudiosos da universidade de McGill desenvolveram um implante impresso em 3D que basicamente copia o osso humano em sua forma porosa. Ele é resistente o suficiente para ser seguro por ser de titânio, mas não rígido o suficiente para causar dor e desgastar o osso ao qual está preso, por ser poroso.
O mais interessante é que, já que o implante é muito semelhante ao osso, ele “engana” o osso real a continuar trabalhando para se manter vivo. Ou seja, o osso ao redor do implante acaba sendo estimulado a ficar mais saudável, ao invés de se desgastar com o contato com o implante.

O grupo de estudiosos já vem trabalhando nesse implante há 6 anos e tem obtido resultados muito satisfatórios. Eles acreditam que em cerca de 3 a 5 anos o implante impresso já esteja sendo usado normalmente pelos cirurgiões da área, até porque o design já é compatível com toda a tecnologia cirúrgica usada nesse tipo de cirurgia.