Laboratório cria Impressora 3D ecológica

Laboratório cria Impressora 3D ecológica<
13/02/2017

O avanço da tecnologia 3D é galopante, cada vez é mais possível o acesso a uma máquina dessas para uso de entretenimento, em casa. Com isso, surge a preocupação com o ambiente, já que muitas pessoas estão usando, muitas impressoras estão sendo produzidas e também consequentemente descartadas. Como fica o meio ambiente com tudo isso?

Com essa preocupação já surgiram diversos materiais de impressão biodegradáveis. Hoje não é difícil encontrar filamentos do material e cor desejados que sejam ecológicos. Pois houve uma grande preocupação com o descarte do material não usado no ambiente e por isso criou-se os mais variados materiais.

Mas o laboratório italiano 3DRap pensou mais adiante. Se o material tem que ser sustentável, a impressora também não deveria ser?

Foi pensando nisso que eles começaram a prototipar a impressora Poly. Uma impressora portátil, acessível e feita quase inteiramente de produtos biodegradáveis. Com o material usado, a impressora seria capaz de se degradar em apenas algumas horas se descartada corretamente em um local de compostagem. Caso aconteça de ela ser descartada em um lixo normal ou for deixada na natureza, a decomposição levará apenas 2 anos. Esse tempo é bastante promissor, se comparado as décadas ou até séculos que demoram os outros materiais.

Outro dado interessante é que eles pretender deixar a Poly funcional a bateria, para que seja inteiramente portátil. Ainda não houve maiores informações sobre como será essa bateria, se poderá ser recarregada à luz solar, sendo também ecológica ou não.

É claro que muitos detalhes ainda não foram divulgados, principalmente pela impressora ainda estar em fase de prototipagem. Mas o projeto já tem recebido muita atenção e os desenvolvedores pretender fazer uma campanha de crowdfunding que se der certo, fará com que eles lancem a Poly pelo preço aproximado de 250 euros.