Time Campeão da Formula Student usa Impressão 3D em seus carros

Time Campeão da Formula Student usa Impressão 3D em seus carros<
13/02/2017

Anualmente acontece a Formula Student, um evento internacional que premia estudantes de engenharia que criam e correm com seus próprios carros de corrida. De lá já saiu muitos profissionais e projetos ótimos, mas nos últimos 3 anos um time vem se destacando. É o time Delft, da Holanda.
A maioria dos times usa o processo de impressão 3D nos protótipos de seus projetos, mas o time Delft inovou, resolveu usar a impressão 3D para o modelo final, usado na corrida. E deu certo, o time foi campeão em 2014, 2015 e 2016.
A escolha da impressão 3D se deu por muitos motivos. O primeiro é a construção de peças mais confiáveis, pois algumas peças exigem que várias partes sejam soldadas juntas, enquanto na impressão 3D há como modelar para que se imprima uma coisa só, mais forte e confiável. Além disso, a modelagem 3D abre leque para se trabalhar na geometria e engenharia interna das peças, um campo não muito explorado na competição que pode ajudar muito nos resultados finais.
Eles não pararam por aí. Além de usar o método 3D aditivo para peças de metal e titânio, também usaram a impressão de plástico, por incrível que pareça. Muitas das peças finais são feitas com esse material, como o volante, por exemplo. Eles explicam as vantagens: torna o carro mais barato, o desempenho na pista é melhor, uma vez que, por reduzir o peso, o veículo fica mais rápido e há possibilidade de construí-lo muito mais rapidamente. O time vem construindo um novo carro num período de apenas 9 meses, tempo muito surpreendente para estudantes dentro da competição.

Quem sabe no futuro a gente não vê isso acontecendo em competições automotivas maiores, não é mesmo?