Coração impresso em 3D possibilita estudo de doenças e substitui teste em animais

Coração impresso em 3D possibilita estudo de doenças e substitui teste em animais<
06/12/2016

As impressoras 3D já foram usadas para a construção de órgãos impressos que imitam perfeitamente a microarquitetura e as funções de órgãos reais. Até corações já haviam sido impressos, mas era necessária toda a implementação de uma tecnologia para que fossem coletadas informações desses órgãos impressos. Mas a ciência e a tecnologia avançaram juntas para resolver esse problema.

Pesquisadores da universidade de Harvard desenvolveram o que chamaram de coração em chip impresso em 3D. Eles basicamente imprimem um coração, com toda a arquitetura e as funções de um coração real, mas que é capaz de monitorar seu próprio ritmo. Isso porque eles não imprimem apenas o órgão, mas o órgão com sensores já integrados nele que permitem um acesso direto e rápido às informações que ele pode fornecer. Esse tecido micro fisiológico impresso abre novos caminhos para áreas importantes da medicina, como a toxicologia, tecidos in vitro e etc.

Além de ser uma ótima notícia para a saúde, é também para a área de pesquisas na saúde e para os animais. O coração criado por eles é uma ótima alternativa para teste em animais. Até hoje não havia uma solução exata para isso, pois as doenças precisam ser estudadas e as alternativas encontradas eram muito caras e exigiam muito tempo, inviabilizando a maioria dos projetos. Porém, o coração em chip permite a modificação e a aquisição rápida de dados. Então ele pode simular as propriedades de doenças específicas para que elas sejam estudadas de forma aprofundada e rápida.
Isso acontece porque ele é impresso em diversas camadas, cada camada tem seu tecido separado e sensores integrados a ele. Isso permite que sejam estudados muitos tecidos de uma vez só. Essa tecnologia nos mostra como a impressão 3D vem evoluindo rapidamente. Há a possibilidade de imprimir peças realmente integradas entre o dispositivo e materiais usuais que podem ser impressos juntos. Isso nos abre grandes possibilidades, tanto a curto quanto a longo prazo.