Pesquisadores protegem pássaro com mini óculos impresso em 3D

Pesquisadores protegem pássaro com mini óculos impresso em 3D<
13/02/2017

Pesquisadores da universidade de Stanford vem estudando minuciosamente o voo dos pássaros. A ideia é tentar entender como esses animais voam com tanta maestria para uma tecnologia semelhante possa ser produzida e usada a favor dos humanos.

Para observar o voo eles criaram um processo muito delicado. Eles soltaram muitas micropartículas em um ambiente, para que elas se movessem conforme o ar se move. Então, quando o pássaro bate asas, o ar se desloca, as partículas vão junto com ele e pode-se entender o movimento feito no ar pelo pássaro. Mas, para conseguir enxergar a particular na gravação, eles colocaram folhas de laser que iluminam as partículas e tornam mais fácil vê-las.

Qualquer pessoa que participasse desse estudo teria equipamento de segurança adequado para se proteger dos lasers, então por que não o pequeno pássaro estudado, chamado Obi? Foi para protegê-lo que os pesquisadores imprimiram em 3D um mini óculos de proteção, que é feito de uma fita que passa na parte de cima e de baixo da cabeça, dando fixação, e lentes protetoras como as que são usadas pelos humanos.

Os resultados da pesquisa, por enquanto, mostram que o voo animal é muito mais complexo do que sequer chegamos perto. Então muitos estudos ainda serão necessários para que possamos fazer algo semelhante.