MIT desenvolve material 20x menos denso e 10x mais forte que aço utilizando impressão 3D

MIT desenvolve material 20x menos denso e 10x mais forte que aço utilizando impressão 3D<
13/02/2017

Pesquisadores do MIT publicaram um trabalho agora em janeiro na Science Advances, eles estavam tentando desenvolver um material com base no grafeno, que é considerado por muitos um dos materiais mais fortes que temos disponíveis. Então eles usaram uma impressora 3D multi-material para imprimir peças em grafeno e entender por que esse material é tão forte.

Eles conseguiram, em uma impressora que une calor e pressão, unir flocos de grafeno para dar forma a uma peça que lembra um coral e era extremamente rígida. Porém, eles notaram que o que estava deixando a peça tão forte era o formato que foi feita e não necessariamente o material em si. Com isso eles replicaram o modelo impresso com outros materiais mais baratos, como o plástico e conseguiram peças tão fortes quanto.

É um pouco como um papel dobrado. Uma folha de papel aberta é muito fácil de se amassar, mas se você vai dobrando-a, ela fica cada vez mais forte, tornando impossível amassá-lo. Nesse caso, um material considerado fraco pode ser extremamente resistente se impresso no formato certo.

Daí eles passaram para outra missão. Produzir o material mais resistente que conseguissem usando o formato e propriedades de um material resistente. Então uniram a física para criar formatos e formas absolutamente resistentes com o grafeno, que como já dito é o material mais resistente encontrado, segundo alguns estudiosos. Com isso, eles foram capazes de criar uma peça com o incrível resultado de ter 5% da densidade do aço e 10 vezes a resistência do aço.

Essa descoberta é muito interessante pois pode ser aplicada em diversos campos, como por exemplo na construção de pontes mais resistentes e seguras.