5 Previsões para o Futuro da Impressão 3D

5 Previsões para o Futuro da Impressão 3D<
03/02/2020

O que podemos esperar para o futuro da impressão 3D? Essa é uma pergunta que muito de nós nos fazemos, sem saber o que pensar, já que é uma tecnologia ainda nova. Mas Peter H. Diamonds, que fundou a X Prize, fez algumas previsões.

O futuro da impressão 3D em cinco previsões que acontecerão até 2024

  1. Velocidade: Segundo ele, as impressoras 3D ficarão de 50 a 100 vezes mais rápidas. Hoje isso se torna um desafio porque a velocidade aquece demais o material, ou danifica o cabeçote. Mas o MIT já conseguiu criar uma impressora poderosa, 10 vezes mais rápida que as mais rápidas no mercado. Por enquanto é uma tecnologia nova, portanto cara, mas quem sabe em alguns anos isso não está mais difundido?
  2. Mercado Imobiliário: Em alguns países mais desenvolvidos, falta mão de obra de pedreiros. Por isso, Peter prevê que a indústria de construção irá começar a se utilizar cada vez mais da tecnologia de impressão 3D para construir casas. O lado bom é que elas tenderão a ser construções rápidas e mais baratas.
  3. Alimentação: O futuro da impressão 3D pode estar também na produção de alimentos. Não só em bases espaciais, mas na terra. A produção de carne com proteínas vegetais, por exemplo, diminuiria muito o efeito estufa e faria o alimento se tornar mais acessível, financeiramente falando.
  4. Metal substituindo plástico: As impressoras estão começando a usar os mais diversos materiais. Por isso, Peter acredita que o metal logo substituirá o uso do plástico nas impressões. Diminuindo desperdício e criando impressões mais precisas.
  5. Inteligência Artificial em Engenharia de Design: Ele acredita que, assim como nossos celulares e assistentes domésticos, as impressoras 3D em um futuro breve funcionarão com comandos de voz. Tornando todo o processo mais fácil e rápido. Imagina só falar para sua impressora “Imprima um tênis número 38” e ela fazer todo o resto do trabalho sozinha?

 

Fonte: SingularityHub