Impressão 3D ajuda no combate ao coronavírus

Impressão 3D ajuda no combate ao coronavírus<
25/03/2020

Pelo mundo todo, estamos vendo pessoas com conhecimento em impressão 3D se unirem para compartilhar conhecimento e assim produzir ferramentas e recursos que ajudam no combate ao COVID-19

A pandemia do coronavírus é preocupante. Com muitas pessoas precisando de atendimento simultaneamente pelo mundo todo, alguns recursos essenciais começam a faltar, como por exemplo máscaras de proteção e até respiradores para os pacientes mais graves, já que a doença ataca os pulmões. Sem equipamentos como esses em pleno funcionamento, a vida do paciente fica em ainda mais risco.

Foi aí que foi surgindo, naturalmente, pessoas pelo mundo todo que tenham conhecimento em impressão 3D. Existe hoje uma rede de pessoas compartilhando seus projetos e conhecimentos, para juntos criarem os melhores materiais possíveis para ajudar no combate a doença e no auxílio aos doentes.

Nós, da SÓ 3D, em parceria com a clínica Hypermed, de oxigenoterapia hiperbárica, estamos projetando uma máscara de proteção que seja o mais efetiva possível, as máscaras passarão por aprovação da Unicamp e do Hospital Municipal de Paulínia e depois disso serão produzidas na maior escala possível.

Na Itália, a empresa Isinnova projetou e produziu em impressoras 3D válvulas para respiradores usados na UTI. Em Nova York, está havendo uma produção em massa de protetores faciais impressos em 3D destinados a trabalhadores. No Brasil, uma jovem chamada Thabata Ganga, biomédica, está organizando esforços para produzir os mais diversos equipamentos, como respiradores mecânicos.

Se você gostaria de ajudar, é possível. Muitos nos grupos estão compartilhando seus projetos já modelados para pessoas com impressora 3D em casa ajudarem na impressão.